Serão quatro painéis e dois papos musicais nos dias 7 e 8 de dezembro com transmissão ao vivo no canal do festival no youtube.
Com a mostra Música no FNT nos dias 7 e 8 de dezembro o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga dá continuidade à programação da 27ª edição, iniciada em setembro. “Dramaturgias e música cênica. Processos criativos e Espaços de expressão” é o tema desta edição da mostra, composta por painéis e papos musicais no formato virtual, para colaborar com o isolamento social necessário por conta da pandemia de Covid-19. A transmissão será ao vivo pelo canal do FNT no Youtube.
Nos dois dias, à tarde, serão realizados quatro painéis com a participação de profissionais de reconhecida atuação no meio musical e sua relação com o campo cênico. São relatos de experiências, discussões e reflexões que, integrados, permitem estabelecer as conexões entre os espaços e processos criativos e os caminhos de difusão da música cênica.
No dia 7, às 13h, acontece o painel “Do que falamos quando falamos de música cênica?”, com Nath Calan (percussionista e atriz) e comentários de Daniela Oliveira (percussionista); às 16h, “Atuação polifônica e a música na cena do Grupo Galpão”, com Ernani Maletta (referência em estudos sobre polifonia) e comentários de Alfredo Barros (professor, maestro e compositor/UECE).
No dia 8, às 14h, o tema é “Música cênica, difusão, mercado e circulação”, com Gabriel Murilo (um dos criadores e diretores do encontro internacional Música Mundo/MG), João Wilson (gestor cultural, Secult/Porto Dragão), Cleudivan Noronha (supervisor de cultura/SESC) e Paula Rocha (produtora cultural/Arueira – Expressões Brasileiras); e às 17h, “Música excêntrica nos Grupos Dona Zefinha e Carroça de Mamulengo”, com Orlângelo Leal (Dona Zefinha) e Maria Gomide (Carroça de Mamulengos) e comentários de Richard Riquetti (palhaço, ator, gestor cultural e professor). Todos os painéis serão mediados pelo músico, professor e luthier Vanildo Franco, do grupo Atos Percussivos.
Nos dois dias à noite, a partir das 20h, acontecem os “Papos Musicais”, apresentando duas experiências do interior do Ceará: No dia 7, “Utilidade Lúdica”, com as artistas Maria Gomide e Ana Gomide, da Carroça de Mamulengos, do Cariri, terra dos Irmãos Aniceto; e no dia 8, “O hip hop teatral de Guaramiranga”, com o Grupo Otraface, de Guaramiranga, cidade do FNT.
OFICINAS COM INSCRIÇÕES ABERTAS
Ainda como parte da mostra Música no FNT, o festival está com inscrições abertas para as oficinas “Música em cena: criações musicais para teatro”, com o artista Zéis, e “Brinquedos Sonoros”, com Vanildo Franco. Mais detalhes no site do FNT: https://www.fntguaramiranga.com.br/.
27º FNT
Realizado anualmente em setembro de forma presencial em Guaramiranga, em 2020, adotou novo formato para viabilizar a realização das mostras e ações formativas que marcam sua programação há 26 anos. Com o tema “É. Foi. Será. Teatro” o 27º FNT foi dividido em quatro momentos, chamados de “Estações”. A primeira foi em setembro, toda virtual, com os espetáculos e debates da Mostra Nordeste. A segunda foi em outubro, também via web, com o Webinário de Artistas Pesquisadores. Música no FNT marca a 3ª Estação do 27º FNT. A quarta será com as mostras FNT para Crianças e Palco Ceará, em data a ser confirmada quando for possível a realização presencial.
O 27º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções Criativas. Agradecimento especial: Enel. A Mostra Música no FNT é uma realização da AGUA / Escolas da AGUA – Escola de Música de Guaramiranga, e do SESC-CE, com a parceria de Atos Percussivos.