O Webinário de Artistas Pesquisadores, ação formativa do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, promoverá em 2020 um debate sobre políticas e estéticas negras no campo das artes cênicas. Com coordenação do Professor Abimaelson Santos (UFMA), terá a participação de profissionais que pesquisam e produzem artefatos artísticos que se estruturam por meios de poéticas, práticas, investigações e narrativas afrocentradas. Quais os caminhos para se pensar, construir, produzir e debater o fazer artístico do negro nas artes cênicas? No webinário iremos pensar, coletivamente, como as políticas e estéticas negras apontam para um campo do saber que é gerador de conhecimento e de produções artísticas afrolocentradas e identitárias.
Serão estas e outras questões que estarão em foco durante os dias 26 e 27 de outubro, nas plataformas digitais do FNT. Venham conosco, vamos conversar sobre arte negra!
MESA 1
Políticas e Poéticas Negras: formação e representatividade nas artes cênicas
Na mesa de abertura teremos o compartilhamento de ações políticas que reverberam diretamente na construção de poéticas negras, onde se observará os impactos educativos destas experiências no processo de formação de artistas, de pesquisadores e do público de modo geral. Para tanto, a mesa será composta por representantes da UNILAB e da UFBA, que irão apresentar suas perspectivas políticas sobre do negro na produção cultural.
MESA 2
Corpos, Discursos e Estéticas Negras em Cena
A mesa apresentará algumas possibilidades de discursos estéticos que são construídos no teatro, por meio de uma poética negra. Os convidados compartilharão suas experiências, seus modos de pensar e suas maneiras de produzir teatro enquanto lugar de representativa negra e de investigação identitária. Afinal, como construir um pensamento estético onde os corpos, os discursos e as estéticas negras sejam protagonistas?
MESA 3
Dança, Ancestralidades e Estéticas Negras
A mesa apresentará experiências estéticas, no campo da dança, que são pautadas em corporeidades, discursos e presença negra na vida cotidiana. A dança como uma linguagem artística que em suas práticas, movimentos e corporeidades se conecta com as ancestralidades, com as narrativas urbanas, com as tradições e com os aspectos contemporâneos do corpo negro e suas diversas imagens. Quais discursos, imagens, movimentos e texturas queremos protagonizar?
O 27º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) , com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará , por meio da Secretaria da Cultura . Tem a consultoria executiva da Quitanda Soluções. Agradecimento: Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (PROEX) / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Agradecimento especial: ENEL .