Em 2023, o FNT Guaramiranga celebra 30 anos da realização de sua primeira edição!
O FNT nasceu em um março de pleno inverno serrano, com chuvas de horas tão marcadas que combinamos com o público que os espetáculos começariam às 19h ou “depois da chuva”.
Olhando de onde agora estamos, parece improvável que a pequena Guaramiranga criasse um festival de teatro – plural de nascença – ainda no começo da década de 1990, quando esmagava 90% de sua população adulta sob a sombra do analfabetismo. Pois criou!
E nessa celebração de 30 anos importa muito lembrar que o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga nasceu impulsionado por forças comunitárias, ancestrais, movidas e animadas por mestras e mestres da nossa tradição cênica, que inspiraram as primeiras manifestações teatrais (os dramas) e o surgimento de um grupo de teatro (o Cangalha) que principiou o movimento de onde nasceria nosso FNT.
Essas mesmas forças comunitárias é que sustentam a AGUA na teimosia ancestral de realizar um projeto de estrutura tão complexa em condições tão singelas, apostando (todos os anos) que “para o ano” será melhor.
Com muita gratidão pela trajetória percorrida, oferecemos essa edição do Festival como uma reverência a todas as forças que moveram sua criação.
Por isso, desenhamos uma programação que festeja o teatro popular que brincamos nos reisados, as cenas curtas que aprendemos com os dramas, a magia do espetáculo improvisado que vivemos no Cangalha e outras tantas maravilhas da arte teatral que descortinamos desde aquele março de 1993.
Pela AGUA,
Nilde Ferreira
Coordenadora geral do FNT